316 Visualizações

Pavimento Intertravado de Concreto

O Pavimento Intertravado de Concreto é um tipo de pavimento que ganhou popularidade pelo mundo durante as últimas décadas. O produto emergiu como uma alternativa prática e versátil a outros tipos de pavimentos.

HISTÓRIA

O Intertravado vem sendo usado há milhares de anos. O primeiro registro de utilização desse pavimento vem da ilha de Creta. O império romano também utilizou o recurso e construía suas vias utilizando o conceito. Como exemplo podemos citar a via Ápia que pavimentada através do intertravamento de pedras naturais perdura até os dias de hoje. Mas foi em meados dos anos 1940 que os primeiros pisos intertravados de concreto começaram a ser produzidos, mais precisamente na Holanda. Por se tratar de um país que está abaixo do nível do mar, o solo apresenta características instáveis prejudicando a pavimentação por concreto aplicado. A união dos blocos individuais de concreto foi a saída mais adequada para resolver o problema do tipo de solo daquele país. As primeiras peças produzidas tinham 10x20cm e inicialmente foram chamadas de pedras holandesas. O piso intertravado emergiu como um substituto mais prático e confortável em relação ao paralelepípedo, popular durante muitos anos por sua resistência e durabilidade.


MANUTENÇÃO

A manutenção e limpeza do pavimento intertravado é feita de maneira simples. Pode ser realizada através de jato de água com pressão e por meio de produtos químicos. Sua resistência torna o processo seguro, evitando qualquer tipo de deterioração na hora da limpeza. A substituição de peças também pode ser feita de forma rápida e prática. Pelo fato do intertravado não ser fixo por concreto ou argamassa, a peça avariada pode facilmente ser trocada por uma nova utilizando do principio básico do intertravamento.






Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Pavimento_Intertravado_de_Concreto